“Atualmente, basta ver as celebridades ou homens na rua para encontrar barbas de todos os tipos e até colorações. Pois bem, o visual realmente está na moda, seja a versão por fazer ou aquela mais cheia. A grande questão é que o look, para chamar a atenção e ganhar elogios, exige cuidados mais do que especiais. Felizmente, os homens são mais vaidosos hoje e estão em busca de soluções estéticas para aprimorar o visual.

Em primeiro lugar, é necessário higienizar a barba corretamente, lavando o rosto e a barba com um sabonete neutro. O shampoo de bebê é uma opção bem prática. O hábito é essencial porque os pelos na face costumam aumentar a oleosidade da pele. Por isso, além de manter a barba cheirosa, ao lavá-la, evita-se o desenvolvimento de cravos e espinhas.

Cuidados Importantes

Outro inconveniente em barbas não tratadas é a indesejada dermatite seborreica, provocada por aumento da oleosidade e inflamações no local, causando descamação, vermelhidão e até caspa. O transtorno não é tão comum, mas fique de olho. Há também a foliculite, inflamação na raiz do pelo, que pode ser tratada com laser.

Pra ficar longe do estilo “largado” de Robinson Crusoé, náufrago da literatura de Daniel Defoe, que, vivendo numa ilha e sem recursos para sobreviver, teve de deixar os cabelos e a barba ao léu, é necessário ainda ter à mão um bom condicionador de cabelo. Isso mesmo. Ele é recomendado para ser usado pelo menos duas vezes por semana, pois o produto deixa os pelos da barba mais hidratados, macios e brilhantes.

É possível colorir a barba, e aliás, muitos homens querem disfarçar os fios brancos. O ideal é fazer isso com a ajuda de um profissional, já que a pele é sensível e há produtos específicos para esse tipo de coloração. Evite as tintas de cabelo, e se for fazer em casa, use os produtos para barba. Caso contrário, terá de lidar com irritações na pele e manchas de tinta, bem difíceis de serem eliminadas rapidamente.

Não custa lembrar: homens também devem usar o protetor solar diariamente no rosto, limpá-lo antes de ir dormir e recorrer a um hidratante condizente com seu tipo de pele. E mais: as barbas devem ser escovadas e penteadas. Outro detalhe: após as refeições ou depois de escovar os dentes, certifique-se de que sua barba esteja limpinha.

Trabalhoso mas vale a pena, caso a ideia seja desfilar por aí com uma barba estilosa. Ao investir num look barbudo, lembre-se que se foi o tempo em que os pelos no rosto eram uma solução para quem não tinha paciência ou tempo para se barbear pela manhã. Se a barba vai compor o figurino, evite desleixos.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here