“A drenagem linfática faz parte do ritual de beleza de muitas mulheres, incluindo celebridades. É claro que uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos contribuem para conquistar um corpo mais enxuto, mas esse tipo de massagem também contribui e muito para te deixar ainda mais bela. Se você nunca fez, vale a pena tentar, pois a drenagem ajuda a desinchar, reduzindo medidas, além de prevenir e atenuar a celulite, entre outros benefícios.

 Basicamente, a drenagem linfática, como o nome diz, estimula o sistema linfático, e com isso auxilia na eliminação de líquidos e toxinas que o organismo retém. Isso explica sua eficácia, principalmente na prevenção da celulite, aqueles temidos furinhos na pele, que têm a retenção de líquidos como uma de suas causas.

Apesar de tantas utilidades, não é correto afirmar que esse tipo de massagem emagrece. Ela reduz o inchaço, dando a falsa sensação de quilos perdidos, mas não acaba com a gordura localizada. O que ocorre, na verdade, é uma redução de medidas em razão da perda de água.

Mesmo sendo bem popular no mundo da estética, ainda existem vários mitos em relação à drenagem linfática. Há quem acredite que a técnica só tem efeito se deixar hematomas pelo corpo de quem a recebe! Claro que não! Sua aplicação depende de movimentos rítmicos e suaves, com leve pressão. Sentir dor na drenagem é incomum.

A drenagem pode ser usada em diferentes casos. Aconselho, por exemplo, para pessoas que passam parte do dia na mesma posição, sentados ou em pé. A dica, aliás, vale para mulheres e para homens, por que não? 

 Acredite: ao estimular a oxigenação e a nutrição celular, esta massagem resulta na melhora da circulação sanguínea, sendo eficaz na prevenção de varizes. Outra boa indicação da técnica é para quem sempre termina o dia com as pernas e os pés inchados. E pra quem tem fibromialgia, é um excelente aliado de relaxamento. Nestes casos, a pessoa deve pedir para que seja uma drenagem relaxante.

A drenagem ainda é recomendada em pós-operatórios de cirurgias plásticas, alívio de dores musculares e até em casos de TPM (Tensão Pré-Menstrual). O procedimento, entretanto, não é indicado para pessoas com tendência à trombose, com câncer, insuficiência cardíaca, entre outras doenças. Por isso, sempre consulte seu médico.

Curiosamente, a drenagem também pode ser feita na face, mas este é um tema que ficará para uma próxima conversa, minhas queridas!

Pense na sua saúde e reserve sempre um tempo para relaxar. Até breve. Bjs.“

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here