“Exames pré-natais e acompanhamento médico devem fazer parte da rotina das gestantes, certo? Por que não ter esses cuidados também com a dentição? Você sabia que a doença periodontal pode aumentar o risco do parto prematuro, quando a criança nasce antes das 37 semanas da gravidez, além de fazer com que o bebê corra o risco de nascer com peso inferior ao esperado (abaixo de 2.500 gramas)?

Vale lembrar que a doença periodontal acomete a gengiva e também o osso que sustenta os dentes, e afeta cerca de 47% dos brasileiros! Quem sofre do mal costuma apresentar sangramento ao escovar os dentes, mau hálito, dores ao mastigar, aumento na sensibilidade dental, inflamações, entre outros contratempos mais sérios, como a perda dentária.

Além dessas manifestações físicas, a doença periodontal resulta em inflamações e infecções na boca que chegam ao organismo da gestante e consequentemente do bebê. Trata-se de algo que não pode ser desprezado. Alguns estudos, por exemplo, apontam que essas células inflamatórias podem elevar as concentrações de prostaglandina (substância responsável pelas contrações na hora do parto). Ou seja, os dentes negligenciados podem até levar a gestante a dar a luz antes do esperado.

Se não bastasse a boca ainda sofre a ação dos hormônios que naturalmente já estão aumentados na gestação, alterando o tecido gengival, o que intensifica o desenvolvimento de gengivite – outro tipo de inflamação. Essas substâncias produzidas pelo corpo ainda interferem na composição da saliva, reduzindo sua capacidade de neutralizar o pH da boca, tornando-a um ambiente propício para o surgimento das temidas cáries.

O ideal é marcar uma consulta com o dentista assim que você constatar a gravidez. Ele fará um check-up e, caso seja necessário, será indicada uma profilaxia (limpeza) para retirada do tártaro dental ou outro tipo de tratamento. Lembre-se: a escovação dos dentes após as refeições e antes de dormir devem ser seguidas à risca, assim como o uso regular do fio dental.

Além de manter a sua saúde bucal em dia, sabemos o quanto um belo sorriso é valorizado. Por isso, dedique uma parte do seu tempo para higienizar corretamente seus dentes. Atenção: tenha sempre à mão a escova, o creme dental e o fio dental. O hábito da escovação regular não só garante um sorriso em dia, como irá afastar uma série de outras doenças. Até breve!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here